facebook youtube

Notícias

“Desauras e Outras Coisas” de Patricio Farías é destaque na revista Frieze

A exposição “Desauras e Outras Coisas” do artista chileno Patricio Farías na Galeria Bolsa de Arte em São Paulo foi considerada pela revista Frieze uma das cinco melhores exposições que está acontecendo paralela a Bienal São Paulo.

 

Leia mais »

Programa Educativo da FVCB

Tendo como objetivo o estímulo ao desenvolvimento intelectual, afetivo e criativo através do contato com a arte, o Programa Educativo da FVCB promove visitas mediadas a grupos escolares e ao publico interessado. A FVCB acredita no poder transformador da arte e nos impactos sócio-culturais que experiências com a arte contemporânea possibilitam no desenvolvimento humano.  Leia mais »

Mara Alvares na exposição “Mulheres Radicais” na Pinacoteca de São Paulo

Na exposição “Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960-1985″, em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, está exposto trabalhos da artista Mara Alvares que pertence a Coleção Artistas Contemporâneos do Acervo Artístico da Fundação Vera Chaves Barcellos.

Leia mais »

“O poder da multiplicação” em cartaz até 11 de novembro no MARGS

Fica em cartaz até 11 de novembro, no Museu De Arte Do Rio Grande Do Sul, a mostra coletiva “O poder da multiplicação”, promovida pelo Goethe-Institut Porto Alegre. Leia mais »

Nosso próximo evento: abertura de exposição e lançamento de catálogos

No dia 22 de setembro de 2018, a partir das 11h, a Fundação Vera Chaves Barcellos inaugura a exposição coletiva “Apropriações, Variações e Neopalimpsestos”, com curadoria de sua equipe e que reúne trabalhos de mais de 30 artistas. Leia mais »

O episódio de hoje no Circuitos Compartilhados enfoca no grupo Nervo Óptico

O episódio nº 12 do CCTV de hoje, 13 de setembro, enfoca o grupo Nervo Óptico. Newton Goto entrevista três dos artistas integrantes do Nervo Óptico - Clovis Dariano, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos – assim como a pesquisadora e professora da UFRGS Ana Albani, curadora e autora de referenciais exposições e publicações sobre o grupo.  Leia mais »

Vera Chaves Barcellos participa da exposição “O Poder da Multiplicação” no MARGS

No dia 11 de setembro, ocorre a abertura da exposição “O Poder da Multiplicação” no Museu de Arte do Rio Grande do Sul. O projeto é uma contribuição artístico-teórica à reflexão sobre a questão da reprodução hoje em dia. A artista Vera Chaves Barcellos participa da coletiva ao lado de treze artistas contemporâneos do Rio Grande do Sul e da Alemanha a convite do Goethe-Institut Porto Alegre. Leia mais »

Registros da abertura da exposição “Nervo Óptico – Conceitualismo e experimentação nos anos 70” na Galeria Superfície em São Paulo

No dia 04 de setembro, na Galeria Superfície em São Paulo a abertura da exposição “Nervo Óptico – Conceitualismo e experimentação nos anos 70”. Leia mais »

A artista Vera Chaves Barcellos participa de coletiva no Instituto Tomie Ohtake

Ocorreu no dia 04 de setembro, a abertura da exposição “AI-5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar” no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo. A artista Vera Chaves Barcellos participa da exposição coletiva com três obras da década de 1970. A exposição fica em cartaz até o dia 04 de novembro de 2018.

Leia mais »

A obra “Caixa Preta” (1975) exposta na Fundação Iberê Camargo

A obra “Caixa Preta” (1975) de Augusto de Campos e Julio Plaza faz parte da Coleção Artistas Contemporâneos do Acervo Artístico da Fundação Vera Chaves Barcellos. A partir do dia 18 de agosto, a obra já pode ser vista na Fundação Iberê Camargo na exposição coletiva “Caixa Preta” com curadoria de Bernardo Jose De Souza, Eduardo Sterzi, Fernanda Brenner e Veronica Stigger.  Leia mais »