facebook youtube

Notícias

Registros da mesa-redonda que a artista Vera Chaves Barcellos participou no Museu Oscar Niemeyer

Registros da mesa-redonda que a artista Vera Chaves Barcellos participou ao lado da artista Jac Leirner no Museu Oscar Niemeyer.

Leia mais »

Registros da oficina de livros de artistas com a professora e artista Solana Guangirioli

Dia 14 de julho, sábado, ocorreu na Sede da Secretaria Municipal de Educação de Viamão, o 5° encontro do Curso de Formação Continuada em Artes organizado pelo Setor Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos. Neste encontro, foi realizada uma oficina de livros de artistas com a professora e artista Solana Guangirioli.

Leia mais »

Lançamento do documentário “Nervo Óptico, um olhar global na solidão local” | Primeira Sessão

Ocorreu neste domingo, 01 de julho de 2018, a primeira sessão do lançamento do documentário “Nervo Óptico, um olhar global na solidão local” no Cine Iberê da Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000, Porto Alegre, RS). O documentário foi produzido e financiado pela Fundação Vera Chaves Barcellos. Leia mais »

Vera Chaves Barcellos participa de mesa-redonda no Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer promove em 20 de junho, às 19h, um encontro gratuito com Jac Leiner e Vera Chaves Barcellos, duas grandes artistas brasileiras, mediadas pela artista Livia Piantavini. A convite do artista Tony Camargo, elas participam de mesa-redonda com o intuito de discutir suas experiências artísticas ao longo das últimas décadas. O evento faz parte da programação de “Seleta Crômica e Objetos”, exposição que percorre 20 anos sobre a produção do paranaense Tony Camargo, em Cartaz no Museu Oscar Niemeyer até 01 de julho de 2018.

Leia mais »

A obra Epidermic Scapes da artista Vera Chaves Barcellos é tema de pesquisa acadêmica

No ano passado a pesquisadora Natália de Moraes defendeu seu trabalho de conclusão intitulado “Corpo, fragmento e memória : uma aproximação entre ex-votos corporais e Epidermic scapes” no curso no Bacharelado em História da Arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Saiba mais sobre a catalogação das obras do artista Claudio Goulart

Permanece em andamento no Setor de Acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos a catalogação das obras do artista Claudio Goulart (Porto Alegre, 1954 – Amsterdã, 2005).

Leia mais »

Silvio Nunes Pinto é tema de artigo acadêmico

Sainy C. B. Veloso é professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás de Goiânia e escreveu para a “Revista Visuais – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNICAMP” um texto crítico intitulado “O diálogo das estrelas: SILVIO NUNES PINTO”. Leia mais »

Lançamento do Material Educativo “A Condição Básica”

No último encontro do ”Curso de Formação Continuada em Artes” que ocorreu nesse sábado (05/05/2018) foi lançado e distribuído gratuitamente o material educativo da exposição “A Condição Básica” que atualmente está em cartaz na FVCB. Leia mais »

Atividade de Extensão da UFRGS “Presença da arte contemporânea no acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos” ocorreu na FVCB

Na quinta-feira, dia 26 de abril de 2018, a Fundação Vera Chaves Barcellos recebeu a visita de duas turmas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Leia mais »

Texto de Fernanda Soares da Rosa na exposição “Mário Röhnelt – Um artista, múltiplos olhares”

 

Na quinta-feira, 26 de abril de 2018, ocorreu a abertura da exposição “Mário Röhnelt – Um artista, múltiplos olhares” na Galeria Ecarta.

Leia mais »